SENAR E PREFEITURA DE BAIXA GRANDE DO RIBEIRO REALIZARAM CURSO BÁSICO DE DRONE

SENAR E PREFEITURA DE BAIXA GRANDE DO RIBEIRO REALIZARAM  CURSO BÁSICO DE DRONE

O Senar, o Sindicato Rural de Baixa Grande do Ribeiro, a Prefeitura Municipal de Baixa Grande e a Secretaria Municipal de Agricultura uniram forças para oferecer e ministrar um Curso Básico sobre Drones em nosso município, realizado entre os dias 10 e 13 de junho. O objetivo desse curso foi demonstrar as diversas potencialidades que essa ferramenta tecnológica possui para beneficiar o produtor rural. O curso foi ministrado pelo professor e Instrutor do SENAR, Marcos Vasconcelos.

Ao participar de um curso de drones, os produtores rurais têm a oportunidade de aprender a utilizar essa tecnologia de forma eficaz, ampliando suas capacidades e potencializando os resultados de suas atividades agrícolas.

O curso de drones pode trazer diversos benefícios para os produtores rurais, incluindo:

1. Monitoramento de Culturas: Drones permitem a observação constante das plantações, identificando rapidamente problemas como pragas, doenças e deficiências nutricionais.

2. Mapeamento e Planejamento: Utilizando drones, é possível criar mapas detalhados das propriedades, auxiliando no planejamento do uso da terra, na rotação de culturas e na gestão de recursos.

3. Aplicação de Insumos: Drones podem ser utilizados para a aplicação precisa de fertilizantes, pesticidas e herbicidas, reduzindo o desperdício e os custos com insumos.

4. Economia de Tempo e Recursos: Com a tecnologia dos drones, tarefas que antes demandavam muito tempo e mão de obra podem ser realizadas de maneira mais rápida e eficiente.

5. Acompanhamento de Irrigação: Drones equipados com câmeras térmicas ajudam a identificar áreas que precisam de mais ou menos água, otimizando a irrigação e conservando recursos hídricos.

6. Avaliação de Desempenho: Através da análise de dados coletados pelos drones, produtores podem avaliar o desempenho das culturas ao longo do tempo e tomar decisões mais informadas para melhorar a produtividade.

7. Prevenção de Perdas: Monitoramento contínuo e preciso permite que problemas sejam detectados e solucionados rapidamente, prevenindo perdas significativas na produção.

8. Gestão Ambiental: Drones ajudam a monitorar áreas de preservação, controlar erosão do solo e gerenciar o uso sustentável dos recursos naturais, promovendo práticas agrícolas mais ecológicas.

9. Redução de Riscos: Ao fornecer dados precisos e em tempo real, drones auxiliam na tomada de decisões, reduzindo os riscos associados às atividades agrícolas.

10. Competitividade: A adoção de tecnologias avançadas, como drones, pode aumentar a competitividade dos produtores no mercado, melhorando a eficiência e a qualidade dos produtos agrícolas.

CCOM: Prefeitura Municipal de Baixa Grande do Ribeiro