Método fônico e ensino estruturado ajudam a diminuir diferença educacional na rede municipal de Baixa Grande do Ribeiro (PI)

Educação de Baixa Grande do Ribeiro é destaque nacional . Veja.

Método fônico e ensino estruturado ajudam a diminuir diferença educacional na rede municipal de Baixa Grande do Ribeiro (PI)
Um dos maiores desafios educacionais na rede municipal de Baixa Grande do Ribeiro (Piauí) – cidade que fica a cerca de 581 quilômetros da capital Teresina -, é a distância entre as escolas rurais e urbanas e a possibilidade de ofertar a mesma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente da localização. Para eliminar a diferença existente, a prefeitura, por meio de uma parceria com o Instituto BrasilAgro, adotou a metodologia (método fônico e ensino estruturado) e materiais do Instituto Alfa e Beto, baseados em evidências científicas.

São mais de 800 alunos e 58 professores em nove unidades escolares, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental atendidos pela parceria neste ano. E, segundo a secretária municipal de Educação, Rita Rodrigues dos Santos, os resultados já começaram a aparecer.

“A implantação do programa está refletindo positivamente no envolvimento e desenvolvimento das crianças durante as aulas. Nossa meta, cujo planejamento visa 2024 e 2025, pois sabemos que requer tempo para tudo se ajustar, é alfabetizar 100% dos alunos na idade certa. Com certeza essa parceria resultará em resultados significativos para a educação de Baixa Grande do Ribeiro”, disse a secretária. Para o Instituto Alfa e Beto e seus parceiros, a idade certa para a alfabetização é ao fim do 1º ano.

Rita Rodrigues do Santos contou que um dos fatores de sucesso do trabalho está no fato de os coordenadores de ensino se reunirem quinzenalmente com os coordenadores do programa para realizar o planejamento e debater os desafios encontrados. “Essa organização, essa estrutura, nos ajuda na busca por soluções para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.”

A parceria entre o Instituto BrasilAgro, a prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro e o Instituto Alfa e Beto tem como objetivo oferecer uma educação de qualidade, preparando os alunos tanto para a vida acadêmica quanto para o mercado de trabalho. O agronegócio, que representa 23,8% do PIB brasileiro, demanda profissionais bem preparados em áreas como agricultura, pecuária, sustentabilidade e tecnologia.

O Instituto BrasilAgro é braço social da empresa BrasilAgro, que atua em seis estados do Brasil, além do Paraguai e da Bolívia. Ela tem sido responsável por fomentar projetos educacionais nos municípios onde possui fazendas. A parceria com o Instituto Alfa e Beto, que atua há mais de 20 anos na alfabetização, reflete assim o compromisso das duas instituições com o desenvolvimento social e educacional.

Fonte: Instituto Alfa e Beto.
22/10/2024