15 de Outubro - Dia do Consumo Consciente

Neste sábado, 15, foi comemorado o Dia do Consumo Consciente, data que procura alertar e conscientizar a população sobre os problemas causados pelos altos padrões de produção e vendas da indústria e pelo consumo excessivo.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente direciona-se a população fazendo este chamado sobre as boas práticas de consumo. Destaca-se a importância das prioridades de uso, fazendo assim a aquisição do necessário, para que não haja excessos. Têm-se esta preocupação por conta da quantidade de coisas descartadas, que já alcança altos números, afetando diretamente o Meio Ambiente se não tiver uma política efetiva de resíduos sólidos.

No entanto, segundo a Revista digital EXAME, existe  uma busca crescente de consumidores por produtos mais sustentáveis. Atualmente, 42% dos consumidores brasileiros já buscam formas de diminuir o impacto negativo ao meio ambiente causado por seus hábitos de compra, segundo uma recente pesquisa desenvolvida pela consultoria Nielsen.

No Ciader - Centro Integrado de Apoio ao Desenvolvimento Rural, já tem essa discussão sobre o consumo correto e consciente. Já adotamos práticas simples de Aproveitamento da Luz e da Ventilação Natural, tenta-se diminuir o uso de descartáveis, além de fazer o uso racional da Energia Elétrica nas nossas Instalações. Faça pequenas práticas do Uso Consciente!